top of page

Molho de tomate da Chácara Dornas

  • ricardomartim
  • 22 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Molho de Tomate Chácara Dornas Homestead


Ser auto suficiente é saber produzir tudo o que necessita, das coisas mais simples às mais complexas, das mais prazerosas àquelas menos agradáveis.


Um dos ingredientes mais versáteis e que está sempre a mesa é o molho de tomate, vendido nos mercados em embalagens de 340 g, carregado de outros ingredientes para dar uma melhor aparência, como amidos para deixar grosso e corantes para dar um vermelho vivo, além de saborizantes e sabemos lá mais oque.


Preparar seu próprio molho de tomate, mais do que acrescentar saúde e sabor aos seus pratos, é um bom programa para aquelas tardes mais tranquilas. O molho, bem fechado, pode durar por anos.


Se você tem um quintal de bom tamanho ou uma chácara pode plantar seus próprios tomates e se orgulhar ainda mais daquela macarronada de domingo. Espaço não é problema, já cultivei tomate na sacada do meu apartamento.


A receita abaixo, entretanto, foi feita com tomates comprados, como estavam com um preço bom e como não é a época natural de plantio (estamos no final de agosto, mês mais seco de Brasília, e não irrigamos na chácara), foi com tomates industriais mesmo. Quando você plantar seus próprios tomates entenderá a diferença.


Então vamos lá.


1° passo - lave bem os tomates, não é necessário cortar as pontas, apenas retire algum

machucado ou podre que pode dar gosto ruim no molho. Eu pesei cerca de um kg para ter uma noção do rendimento. Mas pode ser feito com a quantidade que quiser.






2° passo – em uma panela de bom tamanho (vamos mexer) corte grosseiramente os tomates para acelerar o processo. Coloque em fogo baixo com a panela tampada.


3° passo – após cerca de 10-15 minutos, a depender da quantidade, os tomates estarão bem moles verá que já soltou bastante água e a casca está soltando, é nessa hora que devemos levar ao liquidificador. Para dar um bom sabor, eu coloquei uma pimenta calabresa seca e três dentes de alho de tamanho médio para um quilo de tomate.


4° passo – na mesma panela, coe o tomate batido no liquidificador. Eu não acrescento sal ou outro tempero pois não sei o que farei com o molho, mas se for fazer uma macarronada acrescentar o orégano antes dá um melhor sabor. Deixe ferver até obter a textura desejada. Pronto.



5° passo – se for guardar para depois, coloque em vidros hermético e vire de cabeça para baixo, ainda quente. O calor irá esterilizar o pote e permitir que o molho de tomate dure vários meses. Na verdade, desde que o calor tenha sido suficiente para matar todas as bactérias, e que não entre ar ou contaminação irá durar para sempre.





Essa receita rendeu dois potes com 680 ml somados, essa quantidade é muito parecida com o peso dos molhos comerciais (e muito mais tomates), portanto, em uma análise financeira rasa (sem contar gás e tempo) 1,60 de tomates me rederam dois pacotes de molho de tomate de cerca de 2,50 cada. Não é uma estratégia econômica, sem dúvidas alguma, mas certamente é uma divertida e orgulhosa forma de cozinhar.




Obrigado por ler até o final. Muito sucesso na sua empreita, comente, nos conte como foi e se já faz, qual a diferença?


Abraços,


Ricardo Dornas

Chácara Dornas Homestead

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2009 - 2021 Dornas Holding

Estamos em Luziânia-GO, a 55 km do Guará II, nossos produtos podem ser encontrados no Guará II. whattsapp 61 - 9.9147-6056

bottom of page