top of page

Qual a melhor galinha pra ovos?


De todas as dúvidas de quem cria galinhas para produção de ovos, essa é talvez a maior delas. É a mais importante, pois é a partir dessa decisão que as demais tomadas de decisões vão se desenrolar.


A resposta, por sua vez, é bem clara, fácil e lógica, só depende de alguns fatores:


1 – Tipo de produção: ovos de consumo ou ovos férteis;


2 – Destino dado à galinha após a produção: Descarte ou abate e consumo da carne;


3 – Tipo de criação: 100% presa, parte do dia presa e parte solta ou 100% solta.





1° Se a produção for para ovos férteis, e esses ovos forem usados para produção de pintinhos de corte, deve se ter uma fêmea de bom peso, de preferência de raças de dupla aptidão¹. Se forem ovos de consumo, devemos escolher uma fêmea altamente selecionada para isso, que entre pouco em choco – ou que não entre – que bote muitos ovos e com cor de casca que agrada ao público que será atendido.



2° Se o destino dado às galinhas for o descarte, como é feito nas produções mais industriais, que chamamos de “ovos de granja” é melhor uma galinha muito pequena e leve, que comerá pouca ração e botará muitos ovos, ela “transforma” ração em ovos e não em carne e gordura. Mas se o destino dessa galinha for a venda como galinha caipira, essas muito pequenas já não sai tanto, daí é necessário uma ave de tamanho maior que ao abater tenha uma boa aceitação no mercado.


Abater galinhas que foram selecionadas excluvamente para ovos não é muito recomendado, por não terem muita carne na carcaça. Entretanto, há mercados que as consomem a um preço muito baixo, portanto vale muito a pena a análise.


3° E por último o tipo de criação. Aves confinadas devem também ser o menor possível, pois sua alimentação será exclusivamente ração e sua postura será a muito alta, entretanto, como já deve ter notado, não serão ovos caipiras. As aves que ficam presas parte do dia, geralmente pela manhã, também não podem ser grandes, pois ocuparão uma boa parte do galpão e a lotação deverá ser menor, encarecendo a produção. Aves que ficarão soltas o tempo todo, tendo o galinheiro apenas para botarem e dormirem podem ser de tamanho maior, sendo também mais resistentes ao tempo e a verminoses.


Usar galinhas de corte para postura é um erro grave e comum. Afinal as informações estão tão truncadas e de difícil compreensão que acabamos por cometer alguns erros. Por exemplo. Raças ou linhagens de galinhas de pescoço pelado. Já vi inúmeras pessoas dizendo que são boas de postura, outros afirma com igual convicção que é boa mesmo, pois tem e elas botam bem. De fato a intensidade de postura não está ligado ao gene pescoço pelado, então até certo ponto não há relação. Entretanto, o gene pescoço pelado também aumenta a produção de carne na ave, logo, ela irá precisar de mais ração para sua manutenção, assim o ovo será mais caro por ter mais gasto com alimentação.


São detalhes fácil de passar despercebido, mais um motivo para estudarmos bem. Em nosso curso online discutimos esses pequenos detalhes que farão grandes diferenças.


Assim, respondidas a essas perguntas, que devem ser respondidas e anotadas, temos as opções abaixo.


Ovos para consumo, descarte de galinhas ao final da produção e presas: as linhagens da NovoGen Brown e Brown ligth, Isa Brown ou Hy line Brown, ou outra industrial.


Ovos para consumo, descarte das galinhas (ou não) e aves parcialmente presas: as linhagens Embrapa 051, as linhagens comerciais da Avifran GLC, GLK ou GLN ou globo aves Negra ou Vermelha, dentre outras semelhantes.


Ovos para consumo, aproveitamento da galinha para abate ao final do ciclo e soltas parte do tempo ou totalmente as linhagens CLJ e CRR da Avifran, as raças puras Rhode Island Red, New Hampshire e Plymouth Rock são as mais indicadas.


E as galinhas caipiras pé duro onde entram?


Essas galinhas são difíceis de afirmar. Geralmente são galinhas de produção muito baixas, que entram em choco com muita frequência e que demoram muito para começarem a botar, são tardias. Essas galinhas são totalmente desaconselhadas para a produção de ovos de consumo, exceto em baixíssima escala, quase uma produção própria para autossuficiência.


Elas, entretanto, são muito boa (se você já as tiver) para cruzamento com aves de alta produção – aves puras – como as raças puras Rhode Island Red, New Hampshire, Gigante de Jersey e Plymouth Rock para a produção de pintinhos que serão abatidos (machos e fêmeas), mas mesmo assim tenha em mente que aves não melhoradas podem não dar retorno financeiro suficiente para compensar o esforço e risco de produção.


Se você já tiver uma criação, essa galinha que você já tem é a melhor galinha. Mude aos poucos conforme sua meta de produção e devagar vá melhorando seu plantel. Uma coisa tem que ficar na mente. NUNCA teremos uma galinha para a produção de ovos de consumo melhor que as raças híbridas que estão à disposição no comércio.


Essas galinhas melhoras, Embrapas, Novogen, etc, são selecionadas de forma muito rigorosa. A capacidade de produção é em função da seleção genética frequente e ininterrupta. O fato de uma galinha ser ou não de uma determinada raça não garante que ela foi selecionada e que sua produção será a mesma produção dos manuais de raça pura. Fique atento.


O corpo de uma boa fêmea de postura deve ter a forma de um triângulo, como nas imagens abaixo. Galinhas com formato mais retangulares são melhores para corte.
















Observe que uma galinha para postura tem o corpo esbelto, com pouco músculo peitoral, pernas finas e mais cumpridas. Seu corpo forma um triangulo. Enquanto uma fêmea para corte tem seu corpo mais retangular, com peito largo e cabeça mais baixa em relação à postura.


Para produção de ovos férteis para a produção de pintinhos é outra conversa, mas para a frente falaremos disso.!


Ricardo Dornas


Conheça nosso trabalho

facebook.com/chacaradornas

Insta: @chacara.dornas

Site: https://bit.ly/2m0zDhX

Youtube: https://bit.ly/2lSQH9V

WhatsApp: https://bit.ly/2kOMhR5


Curso Criação de Galinha Caipira

https://go.hotmart.com/U14322942F?dp=1

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page