top of page

15 Dicas para se tornar um bom criador de aves.


Bem vindo novamente ao nosso blog, hoje vou apenas traduzir um post que li no site do APA – American Poultry Association, o link está no final do artigo.


Estou preparando um novo curso, agora sobre genética, e lendo alguns artigos sobre criação e melhoramento me deparei com essas dicas. Não trata de genética especificamente, mas fala muito do que qualquer criador precisa saber.


Fiz a tradução na íntegra, as linhas abaixo são mérito de Rip Stalvey.


x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x


Enviado por Rip Stalvey, criador respeitado e juiz licenciado na Associação Americana de Avicultura (APA)


Eu estava pensando sobre o que eu poderia dizer a alguém que me perguntasse o que poderia fazer para se tornar um bom criador. Então aqui está minha lista.


1. Estude o livro Padrão da Raça da APA (Standard of Perfection). Não apenas sobre a raça que você escolheu. As primeiras trinta páginas ou mais contém ótimas informações. Além disso, estudar sobre outras raças será um aprendizado inestimável.

2. Seja honesto com você mesmo. Não sofra da ‘cegueira de baia’ e não seja tolo ao achar que seus animais são melhores do que na realidade são. Não estar preparado para ver as falhas em seus próprios animais é outro problema.

3. Encontre um mentor. Bons mentores são difíceis de encontrar, mas valem seu peso em ouro. Procure por alguém que cria a pelo menos por 15 anos. E siga seus conselhos.

4. Mantenha sua linha pura. Cruzar duas linhas diferentes é o caminho mais rápido de falhar que eu conheço. Se sentir que precisa de novo sangue, pegue uma ave não parente da mesma linha que está trabalhando. Sempre introduza novo sangue usando fêmeas, e não machos. Seus resultados serão melhores no longo prazo.

5. Saiba onde quer ir com seus cruzamentos. O que precisa ser consertado em suas aves? Qual o seu foco inicial; tipo, cor, padrão ou cor da casca de ovo. Não tente consertar muitas coisas ao mesmo tempo.

6. Construa (sua linhagem) de uma sólida fundação*. Pegue muitos bons animais que conseguir manejar. Assim você estará anos luz na frente de muitos. Releia os números de 1 a 4.

7. Relembro a regra dos dez. Para cada dez pintinhos que você cria, geralmente apenas um será bom o suficiente para manter. De cada 100 pintinhos criados apenas 10 serão bons o suficiente para manter. Nunca mantenha uma ave que não levará seu melhoramento adiante.

8. Descarte seus animais rigorosamente. A tendência para a maioria das pessoas é manter muitos animais. Não faça isso, pois isso o jogará para trás. Releia o número sete.

9. Limite seus números. Apenas coloque para chocar os pintinhos que conseguirá adequadamente cuidar. Pintinhos criados em pinteiros lotados nunca alcançarão seu completo potencial. Se você tem espaço para 50, crie 40.

10. Mantenha os bons registros realmente “para sempre”. Documente tudo... Cruzamentos, resultados, cor de ovo, taxa de crescimento, vigor, etc. Isto irá documentar seu progresso e guiar seu futuro. Guarde essas anotações para a vida.

11. Se você estiver nisso pelo dinheiro, você não terá sucesso. infelizmente, tem muitos que só querem um dinheiro rápido. Tipicamente seus animais são um pouco inferior que os representantes da raça.

12. Somente reproduza galinhas e galos adultos. Quando você faz isso você está lidando com uma qualidade conhecida. É o caso de o que você vê é o que você tem. Frangos e frangas vão mudar muito até sua maturidade.

13. Apoie a APA e o clube de criadores. Se torne um membro ativo nos dois. Essas organizações estão trabalhando para melhorar o hobby e as raças.

14. Tenha responsabilidade com seus animais. Não é correto culpar o criador de sua linhagem pelas falhas no seu plantel. Uma vez que você tenha suas aves iniciais e começa a cruzá-los, é a sua linhagem e não a deles.

15. Divida seu conhecimento. Nunca tenha medo de dividir o que você aprendeu com outros. Antigamente muitos criadores que eu conheço estavam à disposição para ajudar os novatos. E não vemos muito disso mais e isso é vergonhoso porque muito conhecimento tem sido perdido.

Se tornar um bom criador de aves é um compromisso para a vida toda, mas seguindo essas dicas você pode começar hoje.


x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x


Essas dicas parecem simples, mas tem um grande ensinamento nelas. Espero que possa também lhe ajudar a se tornar um grande criador. Eu, Ricardo Dornas, poderei lhe ajudar nas questões ligadas à genética e à reprodução, o resto é contigo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page