top of page

Seleção e incubação de ovos férteis




Não existe criador de galinhas que nunca tenha chocado ou pelo menos deseje colocar para chocar ovos de suas galinhas. Embora alguns produtores comerciais prefiram comprar pintinhos de um dia – o que de fato é mais rentável em larga escala – a grande maioria deseja colocar os ovos de suas próprias galinhas para chocar.


Aquela criação na larga, como era feita há décadas atrás, onde a galinha escolhia o local do ninho, botava cerca de uma dúzia e chocava ali mesmo está quase extinta. Mesmo em criações mais modernas isso ainda ocorre de forma furtiva, onde a fujona escolhe uma moita de capim bem fechada para pôr ali seus ovos, mas é a exceção e não a regra. Essa forma de procriação da espécie remonta aos tempos da galinha selvagem, onde parte dos ovos não nascia; parte dos pintos morria logo nos primeiros dias e uma pequena parte sobrevivia para dar continuidade à espécie.


As criações mais modernas busca melhores resultados, assim, o maior número de ovos devem ir para a chocadeira (ou mesmo para a galinha), desses o maior número devem nascer, e o maior número de pintos nascidos devem sobreviver. E tudo isso começa ainda na galinha.


Colocar ovos para chocar, não é meramente colocar ovos em uma chocadeira ou embaixo de uma galinha. Tem ciência, como meu pai diria.


Nesse artigo que escrevi em 2017 falo em detalhes sobre o processo de incubação, vale a leitura.


Aqui me atentarei mais ao processo de escolha dos ovos, um complemento ao artigo acima.


Vou considerar que os ovos foram postos por galinhas jovens e saudáveis.


Galinhas no segundo ano de postura (após a muda ao final do primeiro ano de postura – que não necessariamente é um ano exato) tendem a botar ovos maiores e mais porosos, esses ovos tendem a perder muita umidade e normalmente não nascem bem. Recomendação de uso de ovos de galinhas do primeiro ano, criadores de raças exóticas e mais caras não podem se dá ao luxo de abater suas galinhas mais velhas e abrir espaço para as mais novas, vale uma análise, quem sabe a venda dessas galinhas mais velhas à um criador novato, que busca mais genética que desempenho não seja uma boa alternativa?


Galinhas adoentadas, quando botam, botam ovos com diversos problemas nutricionais ou ainda podem passar a doença ao pintinho que está se formando. Além do mais, alguns medicamentos podem interferir na fertilidade do lote. Novamente a recomendação é não colocar para esses ovos para chocar.


Os ovos de galinhas jovens e saudáveis darão melhores pintinhos, pintinhos mais fortes e que nascerão mais facilmente. O uso, entretanto, de ovos de franga é desaconselhado, pois os pintinhos nascerão menores e mais fracos que seus primos, tendo problemas de sobrevivência. Mas se tiver como contornar isso, pode colocar também.


Uma vez selecionada as melhores matrizes, vamos para os ovos em si.


O ovo quando é posto, possui uma fina proteção antibacteriana, essa proteção é a melhor proteção que o ovo pode ter, por isso não aconselhamos lavar os ovos. Nem mesmo um pano seco, esse pano seco deve ser usado de forma mais cautelosa e somente após certa experiência, para não retirar essa proteção. Quanto mais tempo os ovos ficam no ninho, mais eventos acontecerão e poderão interferir na qualidade do ovo, seja pela perda da proteção, sejam por outros fatores como sujeiras, fezes, trincas, etc.



Os ovos, portanto, devem ser retirados o mais rapidamente possível e trazidos para dentro de casa, ou local específico. Nesse momento, ovos sujos, trincados, posto no chão, deformados, enrugados, ou quaisquer outras anormalidades devem ser descartados (feito omeletes).


O ideal é armazenar os ovos em temperaturas abaixo dos 20°C por todo o período até o início da incubação. Caso tenha condições de armazenar abaixo de 15°C melhor ainda, muito abaixo de 10°C já começa a ficar perigoso para quem não tem experiência, temperatura congelantes assim como variações podem matar o embrião. Tenha em mente 15 a 20°C. Caso você não disponha de um refrigerador que atenda com segurança á esses critérios, deixe os ovos em um lugar mais ameno, sem sol ou variação de temperatura. Um quarto no lado sul da casa (ausência de sol durante o dia) é suficiente. Deixe os ovos em um cantinho escuro, de preferência longe do telhado, o chão é um bom lugar.


A temperatura baixa evita o início da multiplicação celular ou gastrulação. Se os ovos são armazenados em locais com variação de temperatura onde as temperaturas ultrapassam os 21°C. Como já falado no artigo citado acima, não há um consenso com relação à temperatura, portanto 21°C é suficiente para manter a qualidade dos ovos até o momento da incubação.


Outro fator determinante da qualidade dos ovos e futuros pintos é o tempo entre a postura e o início da incubação. É sabido que ovos postos para chocar no mesmo dia da postura não eclodem bem, um dos motivos é a má formação da câmara de ar que requer um tempo para o ovo esfriar e reduzir seu conteúdo, descolando a membrana do ovo da casca.


Quanto mais velho pior o resultado. Isso, em parte, é devido a respiração do ovo que está vivo. O ovo, fértil ou infértil respira, consome oxigênio e libera gás carbônico. Esse gás carbônico acidifica o interior do ovo, reduzindo a qualidade dos processos metabólicos matando o jovem embrião.


Até quatro dias após a postura a qualidade do ovo decresce à níveis baixo ao ponto de não se perceber variações na taxa de eclosão, após os quatro dias essa qualidade começa a ser percebida, reduzindo em 1% em média a taxa de nascimento, mas ainda bem difícil de se perceber ao criador mais desatento. Após 10 dias de postura a taxa cai drasticamente. O nascimento fica muito comprometido e níveis muito baixo são obtidos com ovos mais velhos que 10 dias. O resultado, entretanto, vai depender da qualidade do ovo ao ser posto e da estocagem, que vão determinar o nível de sucesso desses ovos. Portanto, devemos nos organizar para colocar para chocar ovos, preferencialmente até 4 doas e no máximo até 7 dias. Aqui na Chácara Dornas Homestead colocamos apenas ovos com até quatro dias de postura, em época de intensa produção, colocamos as 2° e 5° feiras. Acima de 10 dias é em situações específicas, como ovos vindos pelos correios ou de muito longe, ou outra situação bem peculiar.


Para ovos que serão armazenados mais que quatro dias, deve ser feita uma viragem. A viragem consiste em movimentar os ovos lateralmente para evitar que o blastoderma grude na membrana da casca. O blastoderma é um circulo branco redondo de cerca de 3mm de diâmetro localizada acima da gema. Por ter geotropismo negativo ele sempre estará para cima. Ao fazer umas omeletes tente observar o blastoderma na gema dos ovos de suas galinhas.


Como o ovo é rico em água, ambientes secos fazem com que o ovo perca umidade mais rapidamente, assim é importante que o ambiente tenha alta umidade, pelo menos acima 65%. Se o seu ambiente tive baixa umidade coloque toalhas umedecidas próximo dos ovos, mas não encostado, basta pendurar nas costas de uma cadeira a uma distância de 50cm dos ovos.


Na ocasião do enchimento da chocadeira é feito uma ovoscopia, que nada mais é do que passar uma luz forte pelo ovo para identificar outros problemas que não são visíveis apenas olhando. Quando fizer a ovoscopia tente identificar:



1 – Gemas duplas;

2 – Alguma mancha de sangue. As manchas de sangue não são exatamente problemáticas, é uma segurança a mais;

3 – Trincados pouco perceptível ao olho sem a luz;

4 – Excesso de poros no ovo. Poros são naturais e sempre terão, eles devem ser distantes um dos outro. Uma imagem que lembre um céu muito estrelado é ovo com problema.



Seguindo essas dicas vocês terão ovos limpos e sem contaminação, guardados de forma a garantir as características de um ovo saudável e que possa gerar um pintinho de boa qualidade, que crescerá sem problemas.


Nos próximos artigos falaremos da ovoscopia para identificar ovos embrionados e inférteis, não deixe de se inscrever em nosso canal para aprender ainda mais.


Conheça nosso trabalho

facebook.com/chacaradornas

Insta: @chacara.dornas


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page