top of page

Criação de frango caipira

Cursos

Aqui na Dornas Homestead, nós primamos pela qualidade de nossa produção desde o início, por isso não usamos raças comerciais em nossa criação, nós desenvolvemos a nossa própria raça, usando tanto padreadores de raça puras quanto animais caipiras adquiridos em fazendas de todo o Brasil.

Nós temos duas linhas para a produção do legítimo frango caipira, que você poderá conhecer melhor visitando nossa chácara.

 

Nossa linha para produção de ovos é uma raça que é bem caipira e que teve pouca interferência de raças puras, nós a chamamos de "Linha Materna" ou "linha fêmea", pois suas características são as de uma fêmea de postura, tem canelas amarelas cor mesclada de branco, cinza, preto e vermelho, algumas botam ovos azuis, tem seu crescimento mais lento alcançando 2,2Kg aos 4 - 5 meses de idade, quando iniciam a postura, os machos da raça chegam os 2,5Kg na mesma idade.

Você poderá conhecer melhor nossa linha materna AQUI.

 

A "Linha Paterna" já tem bastante influência de raças puras, como a Turken, uma raça americana que tem como principal característica o pescoço pelado, raças Plymouth Rock Barrada (que com o tempo tiramos o gene barrado para manter a cor que temos hoje, o Red Pile), Rhode Island Red, New Hampshire e Índio Gigante para melhorar o padrão e altura dos animais. Essa linha não é comercializada abatida, pois seus frangos chegam aos 2,2Kg antes dos três meses de idade, o que descaracteriza o caipira, embora o sistema de criação seja o mesmo. Os frangos e frangas são todos para reposição - após feito o descarte de seleção - seja aqui em nossa criação, seja vendido para comporem o plantel de outros criadores. 

 

Nossos sistema de produção utilizam o cruzamento das duas linhas, onde tanto macho quanto fêmeas são abatidos aos 4 - 5 meses de idade, sendo os machos levemente mais pesados que as fêmeas. Esses animais são brancos com amarelos/vermelho, tem pescoço pelado, canelas amarelas e pouca pena, assim como o caipira. É a união do melhor das duas linhas, as frangas irão também colocar ovos azuis.

​

É esse produto que comercializamos como frango caipira. Além dos frangos machos da nossa linha de postura.

​

Vamos falar de abate?

​

A maior rentabilidade está no abate, considerando ovos e carne. Se você tem como intenção a criação de galinhas com o intuito comercial, seja como fonte de renda principal, seja como incremento da renda deverá considerar o abate.

​

Se compararmos o abate com a produção de ovos, temos vantagens e desvantagens.

Os contra são:

​

* Dificuldade em conseguir pintinhos que não sejam caipiras melhorados (o caipirão);

* Custo maior com alimentação, percentualmente aos ovos;

* Necessidade de venda melhor escalonada (no mínimo um lote por mês);

* Maior dificuldade em comercializar, seja por legislação, seja por transporte, seja por armazenamento.

​

Os prós são:

​

* Como já falado, melhor rentabilidade e lucratividade;

* Menor mortalidade e gasto com medicamento e vacinas;

* Retorno financeiro mais rápido;

* Manejo mais fácil e menos prisional.

​

Antes de iniciar a produção deverá observar o mercado e seus clientes para a escolha do padrão de animal a ser criado. Basicamente temos três tipos:

​

- O caipirinha ou pé duro, imagem do verdadeiro frango caipira, com abate após 180 dias, peso médio de 2kg ou um pouco menos, baixa capacidade de conversão alimentar, bem resistente a doenças e parasitas e que requer muito espaço. É perfeito para criação extensiva.

​

- No outro extremo temos o famoso caipirão. Animais híbridos com grande capacidade de ganho de peso e boa conversão alimentar, menos resistente à doenças e parasitas e que é o oposto da imagem do frango caipira. Embora seja possível ter boa rentabilidade com esses animais não são fáceis de comercializar em algumas regiões do Brasil.

​

- No meio termo temos um animal com as características do caipira legítimo, animal mais esguio, peito de facão, crista ervilha ou bola, pouca barbela e pescoçudo, mas que chega ao ponto de abate aos 120-150 dias, com boa conversão alimentar e alguma resistência a doenças. Esse animal é o que dá mais retorno, porém é difícil conseguir pintinhos de um dia.

​

Nós vendemos ovos férteis e galos jovens para acrescentar ao plantel. Veja se na sua região existe fornecedores de animais nesse padrão, senão, considere criar seus próprios pintinhos.

​

Um frango abatido com cerca de 2,5 Kg não deve comer mais de 10Kg de alimento seco (ração e milho), essa conversão 4:1, embora alta se compararmos com o caipirão, que consome cerca de 3kg de alimento para cada quilo de peso vivo ainda é muito boa quando comparado ao caipirinha, que ultrapassa os 5:1. Os custos com alimentação de nossas aves giram em torno dos R$8,00 por ave. (mar/21)

​

Aqui o PDF  sobre os padrões de nossos animais. Estamos a disposição para melhores esclarecimentos sobre como adquirir nossos animais ou ovos férteis.

​

​

bottom of page