top of page

Autossuficiência em alimentação animal – 6

Insetos

Ração de galinhas ou porcos com percentual de proteína muito reduzido faz com que o organismo animal trabalhe mais para o aproveitamento máximo dos aminoácidos, tanto da ração quanto do próprio organismo (músculo), fazendo com que se gaste mais energia e reduz o desenvolvimento do organismo (produção de carne e ovos), consequentemente haverá um crescimento das vísceras para melhor aproveitamento do alimento e redução do aproveitamento da carcaça, que é quantos quilos de carne e ossos aproveitáveis sobra após o descarte de penas/pelo, pele e vísceras do abate.


Entretanto, caso essas rações com pouca proteína tenham aminoácidos essenciais em quantidades suficientes para a produção dos músculos e de ovo/leite, o gasto de energia passa a ser menor ainda do que rações com alto teor de proteína, isso por que tanto a falta de proteína – aminoácidos essenciais – quanto o excesso de proteína – determinada pela quantidade de nitrogênio (N) faz com que se gaste mais energia. Seja para a “reciclagem” desses aminoácidos, seja pela filtragem do sangue e liberação desses Nitrogênios na urina ou nas fezes (uratos).


Como podemos fazer uma ração com altos níveis de aminoácidos essenciais e baixo teor total de proteína? Oferecendo a melhor proteína disponível – insetos.



Existem cerca de 2.000 espécies de insetos comestíveis (para nós humanos) no mundo, e cerca de um terço da população humana comem insetos. Eu mesmo já comi, e embora eu não esteja fazendo apologia à entomofagia, recomendo um estudo delicado. Existem ainda mais insetos a nossa disposição, pois alguns dos insetos não são usados para a alimentação humana.



A decisão de produzir insetos para a produção animal é um tema sensível. Muitos de nós somos avessos a insetos e apenas os consideramos sujos e transmissores de doenças. Mas a verdade é que são muito mais limpos que outros rebanhos (sim são rebanhos também), são mais eficientes na transformação de nutrientes e são rápidos, muito rápidos. Além de uma vantagem incomparável: A capacidade de transformar restos de produção animal em alimento para produção de proteína e gordura de excelente qualidade.


Pesquisei diversas espécies de insetos (e anelídeos) para determinar quais as mais interessantes para nosso projeto de autossuficiência.


Os mais interessantes são:

  • Minhocas – anelídeos

  • Larvas de moscas (soldado negro ou doméstica)

  • Grilos negros e

  • Tenébrios


Outros insetos bateram na trave e falarei de sua produção somente no e-book, mesmo assim por alto:


Larva do amendoim

São como as larvas de tenébrio, entretanto menores e menos produtivas, é muito válido para aves e pequenos répteis e anfíbios, mas são absurdamente caros para alimentação de aves e porcos.


Tenébrio gigante

O contrário das larvas de amendoim, tenébrios gigantes, como o nome já diz são muito maiores que os tenébrios normais, são mais chatos de se produzir, exigem mais a presença humana, mas são vantajosos, entretanto, são menos produtivos que os tenébrios molitor e sem vantagens nutritivas.


Lagartas (borboletas)

A maior parte das lagartas são comestíveis e relativamente fáceis de se produzir, basta um pequeno viveiro com tela fina e pronto, entretanto exigem alguma atenção e acabou por ficar de fora da nossa lista, mas não iremos esquecê-las, vale a pena uma atenção especial.


Baratas

Eco! Pois é. Eco! Essa saiu devido ao asco que sinto por elas. São muito produtivas, comem qualquer coisa, são rápidas e as galinhas adoram. Não encontrei pesquisas de farinha de barata para porcos. Tem algum material na internet e dá para arriscar tentar. Para quem quiser; muito boa sorte.


Cada espécie tem suas vantagens e desvantagens, no e-book vamos discutir cada uma dessas características para que você possa montar um esquema personalizado de acordo com suas características, lá teremos as análises bromatológicas e falaremos de forma mais aprofundada de como incluir na alimentação, sejam vivas, abatidas ou farinha.




Na próxima semana vamos valar dos tenébrios, sem dúvida alguma, um dos insetos mais conhecidos para a produção de alimento vivo para animais de estimação.


Te aguardo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page