top of page

Breve pensar sobre Planejamento

Planejamento 2.0


Hoje foi o último domingo das minhas “férias”, entre aspas, pois não tenho um emprego regular e eu mesmo decido quando trabalho e quando descanso; bem eu e minhas necessidades e desejos financeiros. Gosto muito dos meus trabalhos, mas o descanso é importante.


Aqui quero escrever para meus amigos criadores, em especial para aqueles que querem ter sucesso financeiro de sua propriedade rural, o grande desafio de ganhar dinheiro com chácara. Ou outra criação em espaços menores. De qualquer forma, é desafio verdadeiro. Ganhar (fazer como os estados unidenses preferem) dinheiro difícil e temos muitos falsos profetas balbuciando verdades duvidosas internet afora, me assusto.


A data é ideal para falarmos de planejamento a curto e longo prazo. Estamos iniciando um ano e também uma década e há um século estávamos escrevendo a história da moderna avicultura comercial, muito do que falo em meus vídeos e artigos foi pensado a cerca de 100 anos e ainda hoje é válido, já que a “evolução” do conhecimento para avicultura alternativa – caipira ou raças puras, é mais lenta e mais engessada que a avicultura industrial.


A principal decisão, o passo mais importante e a estratégia mais espetacular é ainda hoje ignorada por muitos: “não existe raça com dupla aptidão”. De fato não existe! Quando selecionamos as aves para uma característica de fêmea – ovos – perdemos em características de macho – carne –. E aqui peço licença para não falar de genética.

O que isso tem com planejamento? FOCO. O principal pilar de um bom planejamento é ter foco no que se faz, pense o que você quer no futuro? Qual a sua aptidão? Quais seus interesses mais sinceros?


Porco dá dinheiro? Dá. E galinha? Dá também. Ovos ou corte, qual dá mais? Ambos têm vantagens e desvantagens. Outros animais dá dinheiro? Fiz minha adolescência criando periquitos australianos. Sim dá dinheiro também. E como fazer para dar certo? – muitos se perguntam.


É preciso ouvir o mercado, fazer uma autoanálise do seu perfil, conhecer um pouco de cada área. A minha área é frango de corte, mas eu ganhei mais dinheiro com venda de pintinhos de um dia. Aproveitei uma brecha no mercado da minha região. Como decidir?


Faça assim:

Liste cinco ou mais negócios que você teria prazer em fazer. Não se prive, nem pense nas dificuldades agora.


Uma vez listado, retire os negócios que ainda não está preparado, seja por falta de investimentos ou que no momento requer alguma habilidade que ainda não possui.

Por exemplo, quero muito criar Ring Neck, um psitacídeo bem caro. Para criar é preciso gaiolas especiais, estar no local todos os dias e dedicar um tempo que eu não tenho. É uma vontade que está guardada em meus pensamentos esperando a hora. Se eu for afoito e comprar um casal agora vai dar problema, não tenho como deixar na chácara e moro em apartamento – além do $$$$. Tenha parcimônia.


Faça uma análise do mercado e veja quais desses negócios que você tem condições de começar agora teriam mais chances de sucesso, só lembre-se de uma coisa: a internet ajuda, mas tem que ser no pessoal, no tete a tete, vá a feiras ou mercado onde seu cliente está e pergunte, não tenha receio, converse com concorrentes (claro! Uns não vão gostar, mas é importante) veja se os fornecedores de insumos estão próximos e qual o custo para produzir seu produto. Enfim faça todas as averiguações como se já estive produzindo. E cuidado: Aqui tem armadilha. Tendemos a acreditar que já sabemos tudo.


Lembre-se: “Se já temos todas as respostas, precisamos mudar as perguntas”.


Essa breve análise vai te indicar um ou dois negócios. Pronto! Faça uma simples planilha (quer ganhar dinheiro? Faça um curso de Excel, OBRIGATÓRIO) com todo o investimento que precisará listado, os gastos para produzir e as receitas com as vendas tudo na sua frente você terá condições de analisar melhor. Compare com os dois ou três principais negócios, e decida.


Comece agora mesmo.




Caso o seu negócio mais interessante tenha saído da lista, não fique ansioso. Ele entrará no futuro. Faça um passo a passo e determine um investimento (vindo do principal negócio) para investir em outros negócios mais atraentes. O importante é por em prática. E por em prática apenas UM. Lembre-se do foco.


Se já estiver no ramo com mais de uma atividade, foque! Escolha uma e volte toda a sua atenção a esta atividade. Faltou dinheiro para investir em tudo? Venda animais ou instalações das demais, mas não divida o bolo. É muito comum negócios fracassarem, pois tem algum ladrão de recurso. Ou é o dono tirando dinheiro antes da hora, ou outro negócio que está no prejuízo se apropriando do dinheiro do negócio principal, ou quaisquer outras fugas de dinheiro, tempo e pensamento. Novamente: Tenha foco!


Uma vez a criação sendo implementada estabeleça critérios para movimentar o dinheiro, evite vender animais importantes, como matrizes e reprodutores e estabeleça metas de produção. Muitas vezes o criador, principalmente os de raça pura, tende a chocar todos os ovos. Bobagem. Acaba por misturar idades diferentes e os pintinhos começam a adoecer. Perde-se por canibalismo, verminoses e coccidioses e outras tantas doenças, chega um momento que comprar ração fica difícil, dai tem que vender a preço de banana. Melhor seriam as omeletes.


No seu planejamento deve constar quantos lotes você pretende ter e fazer os pinteiros para cada idade, respeitando as recomendações de bem estar animal e sanidade. Assim terá sempre animais saudáveis, bem marcados (data de nascimento, consumo de ração, pais, etc.) e poderá fazer suas seleções e/ou abater na idade planejada.

Faça descartes, sempre!


Estabeleça os padrões de qualidade de suas aves e descarte (eu abato) animais fora do padrão, suas aves são seu cartão de visita. E pare de dar desculpas que só agora ou só esse frango é ruim. Não maltrate, mas abata os ruins, só assim se faz seleção.


Melhores irão gerar melhores, tenha sempre bons animais e faça o descarte das matrizes e reprodutores com frequência. Aqui eu vendo galos com 4 a 6 meses de serviço, alguns um pouco mais. Dessa forma eu consigo passar para frente um reprodutor que poderá levar a genética do plantel para outros produtores e servir por muito tempo ainda e eu vago um espaço para os novos frangos que estão virando galo. Se fizer boa seleção, a cria sempre será melhor que os pais.


E de forma geral é isso.


1° Foco;

2° Mercado;

3° Plano financeiro;

4° Seleção para quem for reproduzir.


Ah! Não se esqueça de divulgar, quem não é visto não é lembrado.


Um forte abraço e muito sucesso esse ano, essa década e sempre.


Ricardo Dornas Martim








Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page