top of page

Tempo de nascimento dos ovos caipiras


Temos por regra que os ovos de galinha demoram 21 dias para nascerem, de fato se eu colocar os ovos para chocar, seja na chocadeira seja na galinha, 21 dias após teremos pintinhos. O que muita gente não sabe e até não considera é que, além de inúmeras variáveis que há acerca do desenvolvimento embrionário, as contas não são em dias, mas sim em horas. Ou seja, um pintinho demora, dentro dos parâmetros normais, 492 horas para nascer, e não as 505 horas comumente aceitas. Mas porquê muitos dizem que chocam pintinhos com 19 dias e outros com até 24 dias? Justamente em função das variáveis que interferem no normal desenvolvimento do embrião. Vamos conhecer as principais.


Antes, entretanto, vamos dividir o desenvolvimento em dois momentos muito distintos e que vão fazer toda a diferença: 1 – Período de estocagem; 2 – Período de incubação.


É muito comum querermos juntar o maior número de ovos para então colocar para chocar, facilitando assim os cuidados com os pintinhos e evitando problemas de misturar lotes de diferentes idades, assim surge a necessidade de estocar os ovos até a incubação. Os cuidados com a estocagem já foram discutidos em outros posts, portanto, irei me ater ao tempo, objeto deste post.

Na avicultura existe um tempo que é o zero fisiológico. Este termo diz respeito às temperaturas mais baixas onde não há desenvolvimento embrionário, e embora haja muitas discussões a esse respeito, 15°C é bem aceito como o zero fisiológico das galinhas. Isto quer dizer que, temperaturas inferiores a 15°C o ovo se mantém sem desenvolvimento, acima disso inicia-se algum desenvolvimento embrionário. Dessa forma, um ovo estocado à temperatura ambiente (17 a 28°C, em Brasília) tem seu desenvolvimento iniciado.

Períodos de desenvolvimento em baixas temperaturas por poucos dias tendem a não causar mortalidade, por isso a justificativa de armazenar os ovos por até quatro dias. Período maiores tendem a aumentar a mortalidade nesta fase, isso porque o blastoderma (núcleo onde se inicia a formação do embrião) não necessita de temperaturas mais altas, quando este blastoderma se desenvolve e inicia a produção de sangue já é necessárias temperaturas próximas à 37°C, assim caso não tenha o embrião morre. O que seria o estágio 14, no trabalho de Hamburger e Hamilton, o que dentro do padrão aconteceria por volta da 50° hora. Perceba que o embrião “ganha” até dois dias apenas no período de armazenagem quando feita em condições erradas. O que justificaria o nascimento de pintinhos com 19 dias. Essa antecipação é maior quanto maior for a temperatura ambiente e o período de armazenagem dos ovos.

No segundo momento, o período de incubação, é quando colocamos os ovos para chocar. A temperatura ideal é de 37,7°C, e embora o embrião tenha alguma flexibilização dessa temperatura, variações para mais é mais prejudicial que variações para menos. Certamente o ideal é manter nesta temperatura, ou variações entre 37,5 a 37,7°C. Se no momento da estocagem foi respeitado o zero fisiológico, os embriões irão se desenvolver no mesmo ritmo, caso não tenha sido respeitado o zero fisiológico, ou caso o período de armazenagem tenha sido maior que os quatro dias, os estágios de desenvolvimento serão diferentes e certamente a janela de nascimento (tempo entre o primeiro e o último a nascer) será maior, sendo uma janela de nascimento de 24 horas um bom intervalo.

Em se tratando apenas de tempo de nascimento dois fatores impactam bastante, a circulação de ar e a temperatura. A temperatura em função da necessidade que o embrião tem de calor e sendo o calor um catalizador, temperaturas mais altas, mas não suficientes para matar o embrião, temos uma antecipação (muito prejudicial) do nascimento e temperaturas mais baixas ou mortalidade ou acréscimo do tempo de incubação. O que resultaria em uma janela de nascimento maior.

A circulação de ar interfere na distribuição do calor dentro da incubadora, favorecendo uns embriões em detrimento de outros, novamente, maior intervalo entre os nascimentos. Além da interferência do calor, falta de oxigenação nos ovos reduz pH e impacta na qualidade do embrião, podendo também atrasar o nascimento.

Há ainda alguma variação em função da raça, ou da idade da matriz, mas pouco perceptível para ser tratada em um breve post.

Todos esses fatores que interferem no tempo de nascimento do pintinho podem, em alguma medida causar sua morte do embrião, seja de forma isolada, seja em associação. Logo, podemos assumir, que quanto maior for a janela de nascimento, maior será mortalidade.


Portanto, para termos uma boa taxa de eclosão é importantíssimo observar esses fatores (e claro os demais) e ter como meta a redução da janela de nascimento, como um indicador de sucesso no incubatório.


Aos empiristas de plantão, informo que todas as informações aqui são de médias e modas compiladas durantes anos de profissão e que obviamente não significa que variações e exceções podem sim ocorrer.


Esse post é em homenagem à amiga Ana Ribeiro. Nosso sincero desejo de sucesso.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page